Tipos de queijo suíço

Queijos de pasta dura e extra-dura

Um queijo de pasta extra-dura típico é o Sbrinz AOP; os queijos de pasta dura têm como representantes mais conhecidos o Emmentaler AOP e o Gruyère AOP. Todos estes queijos são produzidos com leite cru natural, são queijos gordos com pelo menos 45% de gordura em matéria seca e têm um longo período de maturação. O Sbrinz AOP atinge a maturação de consumo após cerca de 18 meses ou a maturação completa após um período de 2 a 3 anos. O Emmentaler AOP e Gruyère AOP alcançam a maturação de consumo em 4-5 meses e a maturação completa em 7-12 meses.
 
Os queijos de pasta dura são utilizados de diversas formas em pratos quentes e frios: seja como queijo às fatias, queijo de pasta extra dura enrolado, queijo ralado ou em fondue, para cozinhar ou gratinar, como aperitivo ou sobremesa, eles sabem sempre bem. Bem embalados e armazenados em lugar fresco, o Emmentaler AOP e o Gruyère AOP inteiros aguentam bem duas semanas, enquanto o Sbrinz AOP pode ser consumido num prazo de até quatro semanas.

Queijos de pasta semi-dura

Os típicos representantes dos queijos de pasta semi-dura são o Raclette Suisse, Raclette du Valais AOP, Appenzeller®, Tilsiter, Tête de Moine AOP, Vacherin fribourgeois AOP, Bündner Bergkäse ou o Mutschli. São produzidos com leite pasteurizado ou com leite cru e têm um tempo de maturação de 3 a 6 meses.
 
Os queijos de pasta semi-dura são muito apreciados tanto na cozinha quente como fria e algumas especialidades são particularmente adequadas para fondue (Vacherin fribourgeois AOP) ou para raclette. Outros tipos destacam-se pela sua forma ou tipo de corte especiais (por exemplo, as rosetas do Tête de Moine AOP). Bem embalados e armazenados em lugar fresco, eles podem ser consumidos num prazo aproximado de duas semanas.

Queijo de pasta mole

O queijo de pasta mole é produzido com leite pasteurizado. Com um teor de água de cerca de 50%, o seu período de cura de algumas semanas é bastante curto. Geralmente, faz-se a distinção entre dois tipos de queijo de pasta mole.

Queijos de pasta mole com cultura de bolores (queijo de pasta branca)
Os representantes clássicos são o Brie suisse, Camembert suisse ou Tomme. A casca branca também se come na maior parte das vezes.

Queijos de pasta mole com casca lavada 
Durante o período de cura, estes queijos de pasta mole são lavados ou esfregados com água salgada, obtendo assim uma casca de tom acastanhado. Representantes típicos são o Reblochon, Limburger, Münster e Vacherin Mont-d'Or AOP.

Os queijos de pasta mole são adequados tanto para pratos frios como quentes. São particularmente apreciados também como sobremesa. Bem embalados e armazenados num local fresco, podem ser consumidos no prazo de pelo menos uma semana.

Queijos frescos

Os queijos frescos são queijos não curados, sem casca, prontos a consumir imediatamente após serem produzidos. São produzidos com leite pasteurizado e têm diferentes níveis de teor de gordura. Dos tipos mais conhecidos fazem parte o queijo quark, queijo cottage, Formaggini, Mozzarella, Petit Suisse e especialidades como o queijo de creme e queijo fresco de creme duplo.
 
A validade dos queijos frescos está indicada na respectiva embalagem. Especialmente no Verão, há que ter atenção para que a cadeia de frio não seja interrompida durante o transporte. Os produtos de queijo fresco devem ser conservados na embalagem original ou num recipiente de plástico fechado a uma temperatura máx. de 5°C. Os queijos frescos podem ser utilizados de diversas formas na cozinha quente e fria, por exemplo para recheios, molhos ou empadões.

Queijo de ovelha e de cabra

Os queijos de ovelha e de cabra podem ser queijos à fatia ou queijos de pasta mole. Estes queijos tornaram-se conhecidos não apenas devido ao seu aroma intenso e genuíno.
 
O leite de cabra, devido à sua estrutura de gordura e de proteínas, é mais ligeiro do que o leite de vaca. Por outro lado, o leite de ovelha distingue-se pelo seu teor de ácido orótico, que apresenta características excepcionalmente boas para a saúde. Sintetiza núcleo-proteínas valiosas e tem um efeito regenerador nas pessoas mais velhas. Além disso, serve de substância portadora de magnésio.