Bünder Bergkäse
Bünder Bergkäse

Bündner Bergkäse

O segredo está à vista: O queijo alpino Bündner Bergkäse (típico do Cantão dos Grisões) é preparado a partir de leite da montanha puro e condimentado em queijarias situadas a mais de 1.000 metros de altitude.

O segredo está na região: com vacas ariscas a pastar em tranquilos pastos ricos em bouquets de ervas e flores, o resultado só poderia ser o melhor queijo da montanha – o superior Bündner Bergkäse do Cantão dos Grisões! Um produto autêntico, original e rústico, produzido à mão segundo uma receita ancestral, seleccionado em queijarias situadas a mais de 1.000 metros de altitude, que só adquire o seu carácter requintado de forma completa depois de viajar até ao vale onde permanecerá por um período de maturação de 9 meses.

Pequenas explorações de 30 vales

A mestria deste queijo resulta tanto das ervas superiores que crescem apenas uma vez por ano na região do Cantão dos Grisões, como do savoir-faire das pequenas explorações que se espalham ao longo de 30 vales. Este é o segredo do toque requintado que cada fatia de queijo Bündner Bergkäse transporta para um prato de queijos e para as suas saladas, que ganham temperos de uma frescura intensa. Na preparação de pratos quentes, confere notas saborosas a molhos, soufflés e gratinados. Combina na perfeição com legumes recheados ou assados, assim como com todo o tipo de pratos de carne.

A organização de produtores de queijo Bündner Bergkäse simplificou a sua estrutura e padronizou a rotulagem. Assim surge o queijo Bündner Bergkäse extra, o mais nobre e refinado dos queijos Bündner Bergkäsen, com rótulo dourado. O mais condimentado é vermelho, o suave é amarelo e o meio-gordo, bem como o magro, reconhecem-se pelas cores azul e verde.