Emmentaler AOP
Emmentaler AOP

Emmentaler AOP

O rei dos queijos suíços

O famoso queijo recebe o seu nome do vale percorrido pelo rio Emme no Cantão de Berna. Aqui ainda encontramos vestígios da receita de fabrico de queijos original do século XIII. O Emmentaler AOP é produzido actualmente em aprox. 200 queijarias da montanha, com leite fresco e não processado de vacas alimentadas estritamente com erva e feno, sem silagem. Por cada quilograma de queijo são usados 12 litros de leite. São proibidas quaisquer substâncias adicionais ou ingredientes geneticamente modificados.

Típico: os buracos

Os moldes redondos têm um diâmetro de 80 a 100 cm e pesam entre 75 a 120 kg. O tamanho, a tradição e qualidade excepcional atribuem ao Emmentaler AOP o epíteto reconhecido mundialmente de «Rei dos queijos». O Emmentaler AOP está disponível condimentado de várias formas para todos os gostos e tipos de receitas: desde o «Classic» suave com sabor a nozes (período mínimo de amadurecimento de 4 meses), passando pelo «Réserve» tipicamente fortificado (período mínimo de amadurecimento de 8 meses) até aos queijos de aromas mais intensos «Amadurecido em cave» (período mínimo de amadurecimento de 12 meses).

O Emmentaler AOP é apreciado principalmente frio, em fatias ou pedaços. Pode, no entanto, servir de ingrediente pleno de sabor na cozinha quente.

A principal característica do queijo Emmentaler AOP são os seus buracos. Podem ser do tamanho de uma cereja ou de uma noz e surgem durante o processo de amadurecimento.

Receitas com este queijo