Le Gruyère AOP
Le Gruyère AOP

Le Gruyère AOP

O queijo duro aromático da Suíça francófona

Os aromas típicos e finos do queijo Gruyère AOP é apreciado mundialmente por conhecedores e entendidos. Este conhecido queijo é original dos arredores do estado de Gruyères, no Cantão de Friburgo. A receita, com várias centenas de anos, é ainda hoje utilizada na produção do Gruyère nas queijarias das montanhas da Suíça francófona.

400 litros por unidade

Para a produção de um queijo que pode rondar os 35 kg por unidade são necessários 400 litros de leite cru, fresco. As vacas que produzem esta matéria-prima de alta qualidade alimentam-se no Verão com ervas das pastagens e são nutridas no Inverno com feno. Em nenhuma circunstância são utilizados aditivos. Durante os meses que dura o período de amadurecimento os queijos são virados várias vezes e lavados com água salgada. A humidade ajuda à formação de uma crosta que ajuda ao amadurecimento desde a casca até ao interior do queijo. A isto fica a dever-se o sabor único do queijo Gruyère AOP. A denominação de origem protegida AOP garante que apenas é vendido com o nome Gruyère AOP, o queijo que satisfaz os rigorosos requisitos de qualidade impostos pelas especificações. 

Múltiplas utilizações

O Gruyère AOP é presença obrigatória em cada prato de queijos. Pode ser servido como sobremesa ou no lanche acompanhado de pão crocante, ou ser utilizado na preparação de um delicioso prato quente. E para o fondue perfeito tem de haver Gruyère AOP. Existem as seguintes variantes de queijo Gruyère AOP: suave, recente, semi-fortificado ou surchoix (Auslese - colheita seleccionada).

Free from lactose and gluten

Le Gruyere AOP Lactose Frei.pdf (PDF, 94 KB)

Receitas com este queijo