Vacherin Mont-d'Or AOP
Vacherin Mont-d'Or AOP

Vacherin Mont d'Or AOP

O queijo suave e cremoso das montanhas do Jura

O queijo Vacherin Mont-d’Or AOP é uma especialidade incomparável de queijo suave do maciço montanhoso do Jura. É produzido há mais de 100 anos no Vale de Joux, com muito carinho e de forma totalmente artesanal. É amadurecido em caves o que lhe confere o seu sabor delicado e suave realçado por um toque requintado de taninos resultante da utilização de abeto. Originalmente, o queijo Vacherin Mont-d’Or AOP era produzido de Outubro até à Primavera, porque antes disso o leite escasseava por estar dedicado à produção massiva dos lotes de Gruyéres. Mais tarde ganhou a forma de tradição. Actualmente, a sua produção estende-se do final de Setembro a Abril.

Leite de vaca termizado

O queijo Vacherin Mont-d’Or AOP é produzido a partir de leite de vaca termizado. A termização (aquecimento) é um processo graças ao qual é possível manter a qualidade natural do leite cru melhorando, no entanto, as condições bacteriológicas de modo significativo.

A qualidade e cremosidade da sua textura serão melhor aproveitadas se este queijo for degustado à temperatura ambiente e com uma colher. Os especialistas gourmet servem o Vacherin Mont-d’Or AOP como queijo de sobremesa ou aquecido no forno, acompanhado de batatas pequenas ou pão crocante.

Receitas com este queijo