Questões frequentes

Encontraeaqui respostas às perguntas mais frequentes, por exemplo, “Como é que o queijo suíço fica de facto tão saboroso?”

Queijo para sobremesa

A simples ideia de uma tábua de queijos suculenta e bem guarnecida para a sobremesa faz crescer água na boca a alguns gourmets. Quem aprecia um bom queijo no fim de uma refeição opulenta, deverá ter em conta uma combinação equilibrada. Um verdadeiro prazer é o que lhe promete o queijo Emmentaler AOP curado em cave. Depois de uma conservação de 12 meses, ele está completamente curado, o seu aroma é forte e a pasta ligeiramente mole. As gotas de água salgada dão provas do seu carácter nobre. Igualmente adequado é o cremoso Vacherin Fribourgeois AOP. Um Gruyère AOP mi-salé completa a sobremesa. Depois de sete meses na cave para queijos, este queijo desenvolve o seu aroma típico mas ainda suave. São também adequados os tipos de queijo de pasta mole: o Camembert Suisse com o seu aroma suave a doce-picante,  consoante o grau de cura, o cremoso Reblochon ou o «Hohle Gasse» levemente picante. Uma preparação refrescante e frutada de queijo fresco, por exemplo com ananás, complementa a paleta de sabores. Decore a tábua de queijos com frutas frescas, uvas e nozes e adicione pão, eventualmente pão de frutas ou pêra.

Fonte: Forschungsanstalt Agroscope Liebefeld-Posieux ALP (Instituto de investigação Agroscope Liebefeld-Posieux ALP), www.alp.admin.ch, Emmentaler Switzerland e Switzerland Cheese Marketing AG