Queijos alpinos regionais e de especialidades
Queijos alpinos regionais e de especialidades

Queijos alpinos regionais e de especialidade

Os queijos alpinos suíços são produzidos apenas no Verão, directamente nas queijarias dos Alpes e apenas com leite de vacas que pastaram pelos Alpes nos meses do Estio. Este é um mundo que respira tradição, ofício e natureza de onde só poderia resultar um produto único: o saboroso e inigualável queijo alpino.

Não existe apenas um queijo alpino na Suíça, mas uma imensa variedade de especialidades regionais deste tipo de queijo. E cada tipo de queijo alpino revela um carácter tão próprio como o queijeiro que o produziu. Há mais de duzentos anos que o Hobelkäse (queijo suíço tradicional tipo Sbrinz de consistência dura) começa com queijos de pasta semidura e dura até ao Mutschli (queijo cremoso e doce) e outras especialidades de queijo.
O leite alpino tem o sabor próprio e típico de cada região, resultante das ervas perfumadas dos Alpes, que crescem de forma diferente de lugar para lugar. Também a madeira do lume que aquece o leite da vaca e a destreza dos dedos da queijeira ou do queijeiro atribuem ao queijo alpino notas de sabor muito distintas.

Receitas com este queijo