AOP e IGP: marca de qualidade com carácter
Muitos tipos de queijos suíços são especialidades tradicionais que estão fortemente em ligação à sua região de origem. Onde há tanto valor, algo terá que o justifique: com as etiquetas AOP e IGP, foram criados dois selos de qualidade para garantir os mais altos padrões de origem, processo e qualidade.
Da região – garantido!
O Queijo da Suíça é produzido com paixão e coração há gerações por queijeiras e queijeiros suíços. O enraizamento profundo do produto na sua região gera algo muito especial: significa tradição e origem, as pessoas e o seu ofício artesão. Muitos poucos alimentos ainda são produzidos desta maneira hoje - o Departamento Federal de Agricultura regista-esses produtos e concede as duas marcas de qualidade protegidas AOP e IGP. Os organismos de certificação independentes controlam o cumprimento dos regulamentos de origem, procedimento e qualidade das normas obrigatórias.
Até agora, além do queijo, há também na Suíça outros produtos que podem levar o rótulo, como produtos à base de carne, pão, bebidas alcoólicas, frutas e legumes. Os produtos AOP e IGP levam sempre a sua região no seu nome e ajudam os consumidores a rejeitar uma marca de produtos estandardizados e produzidos em massa, preferindo os produtos certificados.
AOP: Um produto, uma região

AOP é a abreviatura de «Appellation d’Origine Protégée», em português «denominação de origem protegida». Os produtos com esta certificação são fabricados, processados e melhorados na zona de origem. No queijo AOP, o leite provém da mesma região onde é processado e tratado até à maturação do produto. Atualmente, os seguintes doze tipos de queijo suíço possuem um selo de qualidade AOP:
- Berner Alp- und Hobelkäse AOP
- Bloder-Sauerkäse AOP
- Emmentaler AOP
- Glarner Alpkäse AOP
- L’Etivaz AOP
- Le Gruyère AOP
- Raclette du Valais AOP
- Sbrinz AOP
- Tessiner Alpkäse AOP
- Tête de Moine AOP
- Vacherin Fribourgeois AOP
- Vacherin Mont-d’Or AOP
IGP: Diretivas por regiões

A marca de qualidade IGP é a abreviatura de «Indication Géographique Protégée», em português «indicação geográfica protegida». As especialidades com uma distinção IGP são fabricadas ou processadas ou melhoradas na zona de origem. Por exemplo, a carne para uma salsicha IGP também pode derivar de animais criados fora da região.
Quer saber mais sobre o tema AOP e IPG?
Quais produtos são candidatos atuais a AOP ou IGP? Como são essas certificações na UE ou internacionalmente? Na página oficial do AOP-IGP poderá encontrar respostas e muito mais: