Como compor a tábua de queijos perfeita
As tábuas de queijos para os convidados são sempre o ponto de mirada - seja para um brunch, um aperitivo ou no buffet de sobremesas. Um sortido bem variado de queijos com muitas opções abre o apetite. Na hora de compor uma tábua de queijos, deve-se ter em consideração algumas regras básicas mas importantes, pois com 750 variedades de queijos da Suíça a escolha não é sempre fácil. Com as nossas dicas, a sua tábua de queijos será um sucesso garantido!

Escolha dos tipos de queijo
Uma tábua de queijos com um bom sortido contém uma variedade de queijos macios, semiduros, duros e extra-duros, além de sabores suaves a fortes. Dependendo das pessoas convidadas, a variedade de sabores da tábua de queijos pode ampliar-se: os gourmets do queijo deleitam-se com queijos mais intensos como os de cabra e ovelha, bem como os tipos mais fortes de queijo azul.
Determinar a quantidade de queijo
A quantidade de queijo necessária varia dependendo da ocasião e da situação. Para um aperitivo antes da refeição, 60 gramas de queijo por pessoa será suficiente, para uma refeição principal deveria ser cerca de 250 gramas e para uma sobremesa 80 gramas seriam suficientes. Naturalmente que a quantidade de pão servido para acompanhar os queijos e de outros complementos influi na decisão.
Comer com os olhos
Como base para uma tábua de queijo refinada fica muito bonito uma tábua de madeira grossa. Também uma ardósia, prato de cerâmica ou de vidro são ideais para servir os queijos. Para um aperitivo prefere-se porções pequenas individuais. Em caso de um buffet de pequeno almoço ou como parte de uma refeição principal, as peças podem ser maiores (p.ex. ¼ da peça inteira), cortadas e distribuídas para que cada um corte a sua própria porção. Para isto, deverá estar disponível suficientes instrumentos de corte
Decoração e acompanhamentos
Como complemento para uma tábua de queijos de aperitivo ou uma refeição fria, combina sempre pão crocante e frios variados. Frutas frescas e secas, nozes ou legumes cortado pequeno harmonizam com as especialidades e completam o sortido de queijos. Estes acompanhamentos contribuem igualmente para a decoração da tábua ao acrescentar certos toques de cores ao prato. Mel, mostarda, geleias e chutneys são muito apreciados para acompanhar queijos.
Dicas para montar tábuas de queijo
- Deixe cerca de 1 centímetro livre n borda da tábua para poder segurá-la bem sem tocar os queijos.
- Procura cortar e distribuir as porções em tamanhos uniformes, para a tábua ficar com um aspeto harmónico.
- Deixe uma pequena distância entre os diferentes tipos de queijo.
- Coloque os queijos a começar pelo centro em direção da borda. Deste modo é mais prático para servir as porções. Além disto, a apresentação geral da tábua mantém-se por mais tempo, mesmo quando os primeiros se servirem.
- As porções de queijo de pasta mole colocam-se em filas abertas na tábua para que cada uma das peças não se sobreponha nem se toque. Evita-se, assim, que as peças fiquem unidas uma com as outras.
- As peças de queijo de pasta mole devem ser colocadas de modo que na sua parte inferior haja um pouco de casca, para não ficarem aderidas à tábua.
- A tábua pronta pode ser coberta com filme plástico e colocada num lugar fresco.