Queijos alpinos e especialidades
Os queijos alpinos suíços são produzidos apenas no verão, diretamente nas queijarias dos Alpes e apenas com leite de vacas que pastaram pelos Alpes nos meses do estio. Este é um mundo que respira tradição, ofício e natureza de onde só poderia resultar um produto único: o saboroso e inigualável queijo alpino.
Não existe apenas um queijo alpino na Suíça, mas uma imensa variedade de especialidades regionais deste tipo de queijo. Cada tipo de queijo alpino revela um carácter tão próprio como o queijeiro que o produziu. Há mais de duzentos anos que o Hobelkäse (queijo suíço tradicional tipo Sbrinz de consistência dura) começa com queijos de pasta semidura e dura até ao Mutschli (queijo cremoso e doce) e outras especialidades de queijo.
O leite alpino tem o sabor próprio e típico de cada região, resultante das ervas perfumadas dos Alpes, que crescem de forma diferente de lugar para lugar. Também a madeira do lume que aquece o leite da vaca e a destreza dos dedos da queijeira ou do queijeiro atribuem ao queijo alpino notas de sabor muito distintas.