Ingredientes e valores nutricionais
Com muito poucas exceções, os alimentos possuem sempre um espectro completo de ingredientes valiosos. Uma alimentação variada e diversificada abastece o corpo com um amplo leque de nutrientes para que possa funcionar diariamente e se mantenha o mais saudável possível.
Proteína

A proteína encontra-se entre as principais substâncias nutritivas junto com o hidrocarbonato e os lípidos. As proteínas na alimentação fornecem ao corpo os aminoácidos que necessita para a construção das próprias proteínas do corpo. Neste processo, as proteínas cumprem incontáveis funções no corpo humano: fazem parte, por exemplo, dos músculos e da pele, e também de hormonas como a insulina ou as de crescimento. Além disto, as proteínas assumem funções como enzimas, proteínas de transporte ou anticorpos. As proteínas estão presentes tanto nos alimentos animais como vegetais.
Queijo da Suíça e Proteína
O queijo é um fornecedor de proteínas versátil. Complemente um prato de salada ou uma sopa de legumes com uma fatia de pão integral e uma porção de requeijão, ou uma fatia de queijo, e já tem pronta uma refeição equilibrada fácil e rápido de preparar.
Cálcio

O cálcio é um mineral e um componente importante dos ossos e dentes. Mas o cálcio também é indispensável na transmissão de estímulos no sistema nervoso e para a excitabilidade das células musculares. Um adulto requer cerca de 1000 mg deste mineral por dia para cobrir a sua necessidade.
Queijo da Suíça e cálcio
O leite e os produtos lácteos são bons fornecedores de cálcio. 30 g de queijo duro ou 60 g de queijo de pasta mole cobrem cerca de ¼ da necessidade diária de cálcio de uma pessoa adulta. Além disto, a vitamina D contida nos produtos lácteos também ajuda na absorção de cálcio dos alimentos pelo corpo.
Vitaminas

As vitaminas são compostos que o corpo humano necessita para realizar as suas funções vitais. Não podem ser produzidas no metabolismo ou não em quantidade suficiente e, portanto, devem ser tomadas com a comida.
Algumas vitaminas são lipossolúveis (vitamina A, betacaroteno, D, E e K), outras são solúveis na água (vitamina B1, B2, niacina, B6, B12, folato, ácido pantoténico, biotina e vitamina C).
As vitaminas estão presentes tanto nos alimentos animais como vegetais, sendo que cada alimento apresenta um espectro diferente em vitaminas. Por este motivo, é importante manter uma alimentação variada e diversificada. Uma alimentação que tem em consideração grupos de alimento diferentes e também alimentos diferentes dentro desses grupos, fornece ao seu corpo uma variedade em vitaminas e outros ingredientes valiosos.
Queijo da Suíça e vitaminas
No queijo encontram-se todas as vitaminas em diferentes quantidades, dependendo do tipo de queijo, salvo a vitamina C. Em quantidades significativas, os queijos contêm, no entanto, principalmente as vitaminas A, B2 e B12.
Lípidos

Os lípidos contam entre os principais nutrientes, ao lado de carboidratos e proteínas, e são o mais rico em calorias entre estes com 9 kcal por grama. Os lípidos fornecem ao corpo, em primeira linha, a energia. Além disto, as gorduras são as portadoras de vitaminas lipossolúveis e fornecem vários ácidos gordos ao corpo que desenvolvem efeitos diversos no metabolismo. Outro papel importante que os lípidos representam com relação à degustação: são os verdadeiros portadores de sabor!
Queijo da Suíça e lípidos
Ácidos gordos saturados (principalmente ácidos gordos de cadeia curta e média) dominam na gordura láctea, seguidos pelos ácidos gordos monoinsaturados. A percentagem em polinsaturados, portanto, é pequena. Especialmente o queijo alpino apresenta um perfil interessante de ácidos gordos com uma percentagem relativamente alta em ácidos gordos Omega-3 polinsaturados, o que está diretamente relacionado à alimentação (grama e ervas).
Fonte: Schweizerische Gesellschaft für Ernährung SGE www.sge-ssn.ch