O cremoso e condimentado queijo Walliser Raclette AOP é produzido exclusivamente no Cantão do Valais, com leite cru.
O cantão do Valais fica no coração dos Alpes suíços. Valais é um cantão de diversidade, de diferenças e até de opostos: bilinguismo, caracterizado por imponentes montanhas e vales suaves, eternos glaciais e riachos de montanhas a correr, austeridade nervosa e beleza envolvente. O queijo do Valais é tão diferentemente marcante como o próprio valaisiano, e é produzido aqui mesmo, desde a produção do leite até a maturação - totalmente Valais.
Já no ano de 1574 o queijo fundido já era conhecido no Valais. O queijo recebeu o nome Raclette oficialmente mais tarde, em 1874. Raclette deriva da palavra «racler» que significa num dialeto francês local algo assim como «raspar». Raspar porque depois de derreter no fogo o queijo é raspado da peça suavemente ou isso mesmo, «raspado». Desde 2007, está registado com a denominação de origem controlada «Walliser Raclette AOP» e desde 2008 é reconhecido como herança culinária da Suíça.
A rica flora da região montanhosa e alpina do Valais, o clima mediterrânico e o processamento tradicional conferem-lhe ao Walliser Raclette AOP o seu sabor fresco e picante único. Walliser Raclette AOP é um queijo semiduro de leito cru gordo. Cremoso e aromático. Um queijo produzido com muito amor e dedicação. Com um sabor delicioso.
A maior parte da produção de queijo de leite cru é atribuída ao Walliser Raclette AOP. Por outro lado, outros queijos, como o Bergkäse, Alpkäse e Hobelkäse, são produzidos com os mesmos métodos tradicionais que o Walliser Raclette AOP. Apenas existem diferenças sutis nos processos de preparação e graus de amadurecimento.
O cremoso e condimentado queijo Walliser Raclette AOP é produzido exclusivamente no Cantão do Valais, com leite cru.