Cortar e ralar o Queijo da Suíça – a forma perfeita de fazê-lo.
Num sanduíche ou salgado de queijo para merendar não é tão importante o aspeto do queijo que acaba de cortar – o que importa é que saiba bem! Mas o que acontece se deseja preparar uma tábua de queijo para os seus convidados numa ocasião especial? Ou quando deseja ralar o queijo por si mesmo? Aqui encontrará o utensílio correto e as técnicas correspondentes.

Qual é a melhor maneira de ralar queijo?
Se deseja ralar um queijo semiduro, coloque-o primeiro por um pequeno intervalo de tempo no congelador: após cerca de 30 minutos o queijo tem uma consistência que permite ralar com maior facilidade. Utilize um ralador especial para rosti – o mais importante é ralar apenas numa direção para não manchar os orifícios do ralador.
Para obter queijo ralado fino o Sbrinz AOP, por exemplo, é excelente. Existem raladores com e sem compartimento para recolher o queijo ralado,bem como manuais ou elétricos. A vantagem dos raladores que são fixos no queijo para logo poder ralar com uma manivela é que as pequenas quantidades de sobras geradas também utilizam-se por completo. Desvantagem: os pedaços de queijo a ralar têm de ser pequenos ou médios.
Dica extra: Como lavar rapidamente o ralador depois do uso
Quando terminar de ralar o queijo, rale em seguida uma batata crua. Os pedacinhos de batata e o seu líquido próprio encarregam-se de eliminar todos os restos de queijo dos orifícios ou ranhuras, de modo a poder lavar o ralador com uma escova antes de o guardar. A batata utilizada pode ser o princípio de uma deliciosa batata rosti com queijo...