Alimentação vegetariana
Numa alimentação vegetariana, certos alimentos animais não são consumidos. Existem diversas formas de vegetarianismo que se diferenciam segundo os produtos a serem evitados. Enquanto o ovo-lácteo vegetariano consome produtos lácteos e ovo, a alimentação vegana exclui todos os produtos animais. O motivo, pelo qual não se ingerem produtos animais parcial ou totalmente, pode ser de diferente natureza.
Em geral, pode-se afirmar que quanto mais alimentos se removem da dieta e mais unilateral a dieta, mais difícil se torna fornecer ao corpo todos os nutrientes e substâncias de proteção necessários para cobrir todas as necessidades. Isto aplica-se às dietas vegetarianas, bem como a uma dieta mista.
Deficiência de vitamina B12
A vitamina B12 é uma vitamina solúvel em água que se encontra em quantidades apreciáveis quase exclusivamente em produtos de origem animal. É importante, entre outras coisas, para a formação do sangue, divisão celular, regeneração das membranas mucosas e é necessário para as células nervosas saudáveis. O corpo humano pode armazenar vitamina B12 ingerida por vários anos, portanto, pode levar um tempo relativamente longo para que se manifestem sinais de deficiência apesar da dieta pobre em vitamina B12.
Sem coalho animal
De modo tradicional, utiliza-se para o fabrico de queijo o coalho de origem animal, do vitelo. Embora o leite seja uma parte importante como substância inicial da alimentação ovo-lácteo-vegetariana, o queijo com coalho obtido de forma tradicional não é admitida por alguns vegetarianos.
Queijo da Suíça e vitamina B12
O queijo é um bom fornecedor de vitamina B12. 100 g de Emmentaler AOP ou 300 g de requeijão contêm a dose diária para um homem adulto.
Queijo da Suíça e coalho
Além de do coalho extraído de forma tradicional do estômago do vitelo, hoje em dia utiliza-se cada vez mais coalho de fabrico microbiano. No entanto, como desde o ponto de vista da legislação em matéria alimentar o coalho é um auxiliar de processamento e não um aditivo alimentar, não têm de ser declarado.
Fonte: Schweizerische Gesellschaft für Ernährung SGE www.sge-ssn.ch