A prática leva à perfeição – cuidar a saúde começa já na infância.
Na primeira infância, os pilares de um estilo de vida saudável definem a base sobre a qual a vida será se desenvolverá mais tarde.
Entre o décimo e o décimo segundo mês de vida da criança começa pouco a pouco a passagem às refeições familiares. As recomendações referentes à escolha dos alimentos são quase as mesmas que as para os adultos e correspondem, portanto, a uma alimentação equilibrada e variada. As crianças precisam dos mais diversos nutrientes para crescer, se desenvolver de maneira ótima e manter-se saudável.
A roda alimentar suíça abrange as mensagens mais importantes para um comportamento saudável de alimentação e atividade física para as crianças em idades compreendidas entre o quatro e o décimo segundo ano de vida. Além das ideias práticas e adequadas para as crianças sobre comidas e bebidas equilibradas e agradáveis, não se deve descuidar a importância das atividades físicas. As seis mensagens principais da roda alimentar são:
- «Beber água»: A água é a melhor bebida para eliminar a sede. Recomenda-se beber de quatro a cinco copos por dia.
- «Comer frutas e verduras»: Coma legumes e frutas em cores diferentes, porque cada vegetal e cada fruta contém os seus próprios ingredientes valiosos.
- «Comer regularmente»: As refeições distribuídas ao longo do dia melhoram o desempenho e concentração.
- «Comer variado»: A variedade e diversidade na escolha dos alimentos e na preparação ajudam no suprimento corretos dos nutrientes necessários.
- «Comer com todos os sentidos»: Tome o seu tempo necessário para as refeições e coma em companhia sempre que possível para que tudo saiba melhor.
- «Manter-se em movimento»: O exercício é importante para o desenvolvimento físico ótimo e influi no bem-estar social e espiritual. As crianças necessitam para isto suficiente tempo e espaço no dia-a-dia e no tempo livre.
- Naturalmente, de vez em quando é permitido uma porção pequena de doces. Não existem alimentos «saudáveis» ou «não saudáveis», tudo é uma questão da quantidade e da frequência.

Seja um exemplo
Os pais e os cuidadores são modelos importantes: Vive de acordo com o que espera dos filhos. Não se trata apenas do que se comerão, mas como comerão. Uma atmosfera relaxada na mesa promove o bem-estar e o deleite em comer. Um bom ambiente na hora da comida consegue-se com serenidade, humor e paciência, enquanto críticas e pressão estragam o apetite.
Convide às crianças para experimentar e seja um exemplo corajoso. Isto proporciona às crianças uma ampla variedade de experiências de sabores e ajuda na seleção rica e variada dos alimentos. Quanto à quantidade, os pais e os cuidadores podem confiar na boa sensação de fome e saturação de crianças. As porções poderiam ser algo diferentes de um dia a outro. O lanche da manhã ou da tarde dissipa as pequenas fomes de entre hora e proporciona nova energia, principalmente em caso de maior atividade.
3 porções diárias de leite/produtos lácteos.
1 porção corresponde a:
Para crianças de 1 a 6 anos
1 dl de leite ou 100 g de iogurte / quark/ requeijão / outros produtos lácteos ou 15 g queijo semiduro/duro ou 30 g de queijo mole.
Para crianças de 7 a 12
2 dl de leite ou 150–200 g de iogurte / quark/ requeijão / outros produtos lácteos ou 30 g queijo semiduro/duro ou 60 g de queijo mole.
Adicionalmente, 1 porção diária de outro alimento proteínico (p. ex. carne, ave, peixe, ovos, tofu, Quorn, seitan, queijo*, quark*). Alternar entre estas fontes de proteína.
Fonte: Schweizerische Gesellschaft für Ernährung SGE www.sge-ssn.ch