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Alimentação equilibrada

Comer e beber de forma equilibrada, variada e saborosa faz parte de um estilo de vida saudável.

O corpo é alimentado com energia, nutrientes e substâncias protetoras. Promove-se o bem-estar físico e evita-se as doenças. Além disto, significa um pouquinho de alegria de viver, as refeições equilibradas são parte integrante do prazer, o descanso e da vida social.

    A pirâmide de alimentação na Suíça apresenta a base de uma alimentação equilibrada, a qual permite cobrir a necessidade de energia e nutrientes. Os alimentos que se encontram no nível mais baixo da pirâmide necessitam-se em mais quantidade, os que se encontram no nível mais alto menos quantidade. Não há alimentos proibidos. A combinação de alimentos em proporção correta compõe uma dieta equilibrada. No topo da pirâmide encontram-se os doces (p. ex., chocolate, bolo, açúcar, mel, sorvete, barras de cereais e cereais de pequeno-almoço), petiscos salgados (p. ex., chips, salgados), bebidas doces (p. ex., coca, xarope, chá gelado, bebidas energéticas, água mineral tônica, aromatizada e adoçada) e bebidas alcoólicas. Todos estes alimentos e bebidas fornecem, em regra geral, muita energia na forma de açúcar e/ou gordura, ou álcool e poucas a nada de vitaminas e minerais. Os petiscos salgados contêm muito sal. Embora as bebidas light e zero tenham pouca energia, elas não são adequadas para matar a sede, pois podem causar uma habituação ao sabor adocicado e geralmente contêm ácidos prejudiciais aos dentes. Por este motivo, encontram-se no topo da pirâmide de alimentos.

    Os alimentos e as bebidas no topo da pirâmide não representam uma alimentação equilibrada desde o ponto de vista nutricional, no entanto, têm o direito de estar num estilo de vida saudável e, portanto, não estão proibidos. A quantidade é o importante. Por dia deveria ser uma pequena porção: ou uma pequena porção de doces ou uma pequena porção de salgado ou uma pequena porção de bebida alcoólica. 

    Uma porção corresponde a, por exemplo 

    • uma tira de chocolate ou 
    • 20 g creme de chocolate para o pão ou 
    • 3 peças de bolachas ou 
    • uma bola de sorvete ou 
    • uma mão cheia de pequenos salgadinhos (20–30 g) ou 
    • um copo (2–3 dl) de bebida doce ou 
    • um copo de uma bebida alcoólica (p. ex. 2–3 dl de cerveja)
       

    Alimentação equilibrada com Queijo da Suíça

    Na pirâmide da alimentação, o queijo encontra-se classificado junto com outros fornecedores de proteína como produtos lácteos, carne, peixe, ovos e tofu. A proteína é um elemento importante para o nosso corpo, por exemplo, para os músculos, enzimas e o sistema imunológico. Cada um dos alimentos supracitados fornecem, além disto, outros nutrientes valiosos, como por exemplo, cálcio (leite e produtos lácteos), ferro (carne, ovos), vitamina B12 (todos os fornecedores de proteína animal).

    Portanto, a recomendação alimentar para este nível da pirâmide é:

    • coma diariamente 3 porções de leite ou produtos lácteos. 1 porção corresponde a: 2 dl de leite ou 150–200 g de iogurte / quark / requeijão / outros produtos lácteos ou 30 g de queijo semiduro/duro ou 60 g queijo mole.
    • Além disto, 1 porção diária de outro alimento rico em proteínas de forma alternada (por exemplo, carne, ave, peixe, ovos, tofu, Quorn, Seitan, queijo, quark). 1 porção corresponde a: 30 g de queijo semiduro/duro ou 60 g queijo mole ou 150–200 g quark/requeijão, 100–120 g carne, ave, peixe / tofu / Quorn / Seitan (peso fresco) ou 2–3 ovos.
       

    Fonte: Schweizerische Gesellschaft für Ernährung SGE www.sge-ssn.ch

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