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Dietas - sentido ou absurdo?

Muitas pessoas consideram-se gordas, embora não o sejam. Assim, o mercado de dietas floresce sem quaisquer impedimento e é um negócio lucrativo.

As dietas, em princípio, não são recomendáveis e em muitos poucos casos ajudam a conseguir o resultado desejado. Para recuperar o peso normal e o seu bem-estar individual, é preciso uma alteração do comportamento alimentar e de exercício, que possam ser praticados facilmente durante o dia e, portanto, podem ser realizados a longo prazo. É necessário ter motivação, disciplina e constância. Portanto, é importante lidar com estas mudanças num momento, no qual se disponha de tempo e recursos mentais suficientes. Visto desde um ponto puramente teórico, emagrecer e manter o peso é o resultado de um simples exercício de contas. Na primeira fase, trata-se de incluir na comida menos energia (caloria) que necessite o corpo. Diz-se então de um balanço negativo de energia. Qualquer tipo de dieta que leve à redução da ingestão de energia (caloria) será um sucesso a (curto prazo). Após a perda de peso, a ingestão calórica deve corresponder ao consumo de energia, para conseguir a estabilização do peso (balanço de energia equilibrado).

Na realidade não é tudo tão simples assim. Com frequência as dietas são interrompidas antes do tempo e/ou os quilos perdidos voltam rápido a pesar na balança outra vez. As mudanças úteis na alimentação podem ser:

limite o consumo de bebidas doces. Estas bebidas contêm uma grande quantidade de açúcar, mas não saciam nem fornecem quaisquer ingredientes importantes. Considere o seu consumo de álcool. O álcool proporciona uma importante quantidade de calorias e se for consumido em grandes quantidades, impede muitas vezes a redução do peso. Observe o seu comportamento ao «petiscar»: Com que frequência você come? Em geral, não se necessita mais de três a cinco refeições por dia. Mas com frequência passamos o dia a petiscar pequenos bocados. Desfrute da comida e preste atenção à sua sensação de saciedade. Na maioria das vezes comemos de maneira rotineira, até o prato estar vazio, e além disto, muito rápido. A sensação de saciedade demora em aparecer cerca de 30 minutos. Procure aumentar a sua atividade física no dia-a-dia: Utilize as escadas em vez do elevador ou realize um passeio no final da tarde. Tudo isto ajuda a «arejar» a cabeça.

Dietas com Queijo da Suíça

Em muitas dietas o queijo é proibido. No entanto, o queijo é uma fonte importante de cálcio e proteína e deveria ser consumido regularmente. Para os amantes do queijo, porém, pode representar também uma fonte de lípidos importante. Por este motivo, é importante conhecer os vários níveis de lípidos.

Requeijão, queijo meio gordo ou pouco gordo (máx. até 30% m.g.), ziger, schabziger são boas alternativas aos queijos gordos.

Fonte: Schweizerische Gesellschaft für Ernährung SGE www.sge-ssn.ch

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